domingo, 18 de junho de 2017

Fomi 47



Fomi 47

Um dos grandes crimes do colonialismo português cometido contra o povo de Cabo Verde ocorreu em 1947, na sequência de uma grave seca, com a morte de fome de milhares de pessoas sem que o Estado português enviasse qualquer ajuda alimentar e opondo-se mesmo a que outros países ajudassem as pessoas famintas do arquipélago. Morreram mais de 30.000 pessoas.

Portugal nunca pediu desculpas nem indemnizou os familiares das vítimas pela sua criminosa atitude.

Este episódio tenebroso esteve para se repetir em 1959 mas nesse ano as autoridades coloniais permitiram a saída massiva de pessoas, que rumaram para a emigração ou para outras colónias, nomeadamente São Tomé, desta forma evitando a tragédia sem prestar auxilio às populações.

Fomi 47 é uma canção da autoria de Codé di Dona interpretada aqui pelo conjunto Finaçon com o próprio Codé a cantar. Ela relata o episódio de 1959 e conta-nos a vida de um homem faminto que se inscreve na cidade de Santa Maria no escritório de Fernando de Sousapara ir para São Tomé. Dá o nome e dão-lhe um número.
N' ba praia Santa Maria
Na scritori di Fernand di Sousa
N' dal nomi e pom na papel
El dam numero 37.

Amigos ajudam-no a matar a fome. E finalmente ao quarto dia embarca no navio Ana Mafalda pondo os olhos no chão e pensando na sua vida.
Kuatu dia ku kuatu noti
Na kuatu ora di madrugada
N' olha barco Ana Mafalda
N' odja luz toma baía
Flado mi Ana Mafalda ki dja bêm
Pa leba genti Santumé di Prinspi
N' pô kabessa na tjom
N' xinta n' cuda bida

Atirado como um saco para o porão segue para São Tomé e Príncipe trabalhar nas roças do cacau.

6 comentários:

  1. Em 1959, mais do que a emigração forçada para S.Tomé, para atenuar os efeitos da seca, contou em muito a abertura dos trabalhos públicos abertos em todas as ilhas em diversas áreas, a cargo das diferentes brigadas. Era governador o então Tenente-Coronel Silvino Silvério Marques.

    ResponderExcluir
  2. Belo blog.O Sr.Jorge talvez seja capaz de me ajudar numa dificuldade que tenho, é o seguinte : ouvi aqui já há uns anos, falar da influência dos escravos negros Africanos nos primórdios do fado, mas não me recordo nem do autor nem do programa, será que o Sr. seria capaz de me ajudar?
    Desde já agradeço.
    Bom fim de tarde :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fado é de Origem de Mouros,Negros de Africa de Norte que governou Península iberica por sete seculos.Eles eram cientistas,doutores de saberes e mais.Em portugal tem vestígios dele.

      Excluir
  3. Este triste episódio da nossa história recente , como tudo o que é triste , não é contado nas nossas escolas para que as nossas crianças saibam o que passou realmente.Não foi só a fome de 47 que vitimou Cabo-Verdianos. Existiram outras fomes ou como dizia a minha avó "carastia".As pessoas eram quase todas iletradas e tudo se foi passando de boca a boca e como quem conto um conto...

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante este Blog. "e opondo-se mesmo a que outros países ajudassem as pessoas famintas do arquipélago" QUE OUTROS PAISES QUERIAM AJUDAR??? se possível alguma documentação agradecia. Há muitos vírus que lançam para as pessoas e elas ficam contaminadas com certas mentiras revolucionarias. A triste sina crioula persiste nos dias de hoje O regime que tem escravizado o seu próprio povo desde 1975, continua a atirar pessoas como se fossem sacos de faria. Basta ver os carros de policia emque nenhum preso é tratado com dignidade.. vai na mala traseira do carro como se fosse animal. Enfim, .. enfim

    ResponderExcluir
  5. POVO SACRIFICADO COMO TODOS OS OUTROS POVOS DAS COLÓNIAS, SOMOS MAIS IRMÃOS PORQUE TIVEMOS O MESMO CARRASCO - OLIVEIRA SALAZAR

    ResponderExcluir