domingo, 30 de abril de 2017

Cruel Sister



Cruel Sister

Julia Wolf (n. 1958), recebeu em 2015 o Prémio Pulitzer para a Música, porventura o mais importante prémio norte-americano para a música erudita, pela sua obra Anthracite Fields.

O seu trabalho de Julia Wolf aproxima o minimalismo de géneros exteriores á música erudita nomeadamente o rock, o pop e o funk, quer em termos de temática quer de estrutura.

Cruel Sister, peça para orquestra de cordas, funda-se na balada tradicional da Northumbria The Twa Sisters que conta a tragédia de duas irmãs apaixonadas pelo mesmo homem.

sábado, 29 de abril de 2017

Click



Click

Click é uma peça complexa de extrema beleza, escrita exclusivamente para percussão.

O pós-minimalismo espraia-se por várias direções. Uma das mais interessantes é a de Mary Ellen Childs (n. 1957) que procura fundir a música com a performance. Uma extraordinária que vale a pena conhecer.

A segunda metade do século XX testemunhou a irrupção e afirmação de uma plêiade notável de compositoras numa área artística que parecia reservada aos homens com muito poucas incursões femininas nos séculos anteriores.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

The Birth of Naciketas



The Birth of Naciketas

The Birth of Naciketas, o Nascimento de Naciketas o filho de Vājashravas a quem a Morte explicou o segrego da Vida eterna. Inspirada na narrativa sagrada hindu Upanishad, esta é uma peça emblemática de Nigel Osborne (n. 1948), composta para um conjunto pouco usual de instrumentos: tabla, guitarra, quarteto de cordas, contrabaixo e percussão. A versão que apresentamos é interpretada pela Nava Rasa Ensemble.

Depois do minimalismo e da aposta na simplicidade, nas últimas décadas tem emergido um movimento que procura libertar-se desse constrangimento e retomar uma Nova Complexidade, movimento artístico de que Osborne é uma figura de proa.