quinta-feira, 18 de maio de 2017

Straszny dwór



Straszny dwór

Stanisław Moniuszko (1819-1872) nobre nascido na Rússia Czarista em Ubiel, hoje Bielorrússia, é reclamado como pertencente ao património cultural de vários países incluindo a Polónia, a Bielorrússia, a Rússia e a Lituânia, nacionalidades então pertencentes ao grande Império Russo.

Viveu muito tempo em Vilnius, atualmente capital da Lituânia, deslocando-se com frequência a São Petersburgo onde fez amizade com os grandes compositores russos, nomeadamente com Glinka e Dargomyzhsky a quem dedicou algumas obras. Foi também próximo do Grupo dos Cinco.

Em termos musicais a sua obra está raiada de temas de cariz patriótico lituano-polaco mas sem nunca sem por em causa a integração destes territórios no Império. Aliás as suas obras foram sempre encorajadas pelas autoridades e apresentadas nos melhores teatros e operas quer de Vilnius quer em Varsóvia.

Straszny dwór, a Mansão Assombrada, opera com libreto de Jan Chęciński, e centra-se nas intrigas de uma tia casamenteira para afastar os sobrinhos de duas raparigas com quem acabam por se casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário