segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Tubular Bells




Tubular Bells

Tubular Bells é a obra-prima de Mike Oldfield escrita e gravada ainda muito jovem e lançada em 1973 ano em que completou 20 anos.

No disco original Mike Oldfield toca uma profusão de instrumentos desde guitarra acústica, guitarra elétrica, órgão, piano, mandolim, flauta, Glockenspiel e carrilhão de orquestra, os famosos tubular bells. Consegue pois uma variedade de tons, timbres, ritmos e sons, harmoniosamente encadeados.  Verdadeiramente surpreendente e fantástico.

O êxito da primeira versão foi tão grande que o levou a fazer, ao longo da vida, inúmeras versões a solo, com orquestra, com outros músicos, compactos, misturas, ad nauseam.

A minha peça preferida no universo do Rock Sinfónico. Permanece como uma das minhas músicas favoritas capaz de me tocar profundamente, infundindo-me uma alegria genuína e um maravilhamento sempre repetido. 


domingo, 29 de janeiro de 2017

Bicho-do-mato



Bicho-do-mato

No Brasil o Rock Sinfónico também floresceu nos anos 70. Os Som Nosso de Cada de Dia, fundados em 1972, é, sem dúvida, um dos grupos mais originais que surgiram nessa época.

Snegs, editado em 1974, foi o seu primeiro disco. Bicho-do-mato é o segundo tema da obra.

A banda era composta por três elementos Manito, teclados, saxofone e flauta, Pedro Baldanza, guitarra, Pedrito Batera, bateria e voz.


sábado, 28 de janeiro de 2017

Mellotron, o Planeta Fantástico



Mellotron, o Planeta Fantástico

José Cid fez uma pequena incursão ao reino do Rock Sinfónico que se traduziu no lançamento de um EP, Vida (Sons Do Quotidiano), em 1977 e no ano seguinte a sua obra principal “10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte” um LP conceptual com uma interessante história de ficção científica.

Este último trabalho granjeou merecido reconhecimento internacional pela sua qualidade transformando-se num álbum de culto entre os muitos fãs espalhados um pouco por todo o mundo. Está classificado entre os cinco melhores do mundo editados em 1978.

Mellotron, o Planeta Fantástico é o quarto tema, narrando a chegada do casal de sobreviventes do cataclismo na Terra que destruiu a Humanidade ao planeta Mellotron.

Apesar de ser um disco a solo José Cid contou com Ramon Galarza na bateria, Zé Nabo no baixo e na guitarra e Mike Sergeant na guitarra. José Cid encarregou-se dos teclados.