segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

I Have a Dream



I Have a Dream

No histórico dia 28 de Agosto de 1963 perante uma enorme multidão reunida em Washington em frente do Memorial a Lincoln Martin Luther King proferiu o seu discurso mais célebre em defesa dos negros americanos e de exigência da igualdade em termos de Direitos Civis e Económicos.

Um texto belo, cadenciado, recorrendo a imagens e metáforas de grande impacto, com um conteúdo humanista e reivindicativo firme e forte constitui uma obra-prima da retórica contemporânea.

Um discurso de tal forma certeiro, justo e bem estruturado que continua a ser uma fonte de reflexão e inspiração passados mais de 50 anos do momento em que foi lido pela primeira vez.

Martin Luther King (1929-1968) foi um dos grandes lutadores pelos direitos dos afro-americanos na sociedade racista e discriminatória dos Estados Unidos. O fim do segregacionismo foi uma enorme vitória da sua geração. Foi morto a tiro no dia 29 de Março de 1968 em Memphis, Tennessee por James Earl Ray mas nunca se descobriu quem ordenou o assassinato. O seu legado é assinalado por um feriado federal nos Estados Unidos em Janeiro na terceira segunda-feira de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário