segunda-feira, 17 de julho de 2017

Arrastão



Arrastão

Em 1965 esta canção, Arrastão, composta por Edu Lobo (n.1943) e com letra do genial Vinícius de Moraes, cantada por Elis Regina venceu o Festival da Canção Brasileira e deu início a um novo e muito frutífero movimento musical: a MPB – a Música Popular Brasileira.

Vinícius de Moraes depois de ter estado na criação da bossa nova, rompe com esse estilo e ajuda a erguer um novo movimento artístico que logo se impôs na cena musical brasileira.

Arrastão conta-nos a saída para o mar dos pescadores da técnica do arrasto na costa brasileira com as suas crenças que misturam a fé católica os cultos sincréticos de origem africana.

Olha o arrastão entrando no mar sem fim
É meu irmão me traz Iemanjá prá mim
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
É meu irmão me traz Iemanjá prá mim

Minha Santa Bárbara me abençoai
Quero me casar com Janaína
Eh! Puxa bem devagar
Eh! eh! eh! Já vem vindo o arrastão
Eh! É a rainha do mar
Vem, vem na rede João prá mim

Valha-me meu Nosso Senhor do Bonfim
Nunca, jamais se viu tanto peixe assim
Valha-me meu Nosso Senhor do Bonfim
Nunca, jamais se viu tanto peixe assim


Uma nova era, muito profícua, abriu-se depois desta canção aparentemente simples que revolucionou a música brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário