segunda-feira, 24 de julho de 2017

Marvada Pinga



Marvada Pinga

Inezita Barroso (1925-2015), apesar de ter recebido o Doutoramento honoris causa da Universidade de Lisboa nunca foi conhecida do grande público português ainda que tenha sido uma das mais populares cantoras e brasileiras.

A sua imensa atividade desdobrou-se em múltiplas atividades, atriz, bibliotecária, folclorista, professora, todas, contudo, ligadas à divulgação da música sertaneja. Foi também uma notável tocadora de violão e da viola sertaneja.

Marvada Pinga é uma canção tipicamente caipira, isto é da zona rural dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Aí entre os trabalhadores das roças desenvolveu-se uma forte cultura popular que encontra na música sertaneja uma das suas melhores expressões.

A canção fala-nos dos efeitos nocivos do álcool. Gravada inicialmente nos anos 50 tornou-se uma das canções emblemáticas da música caipira ao longo dos tempos e um dos êxitos mais duradoiros de Inezita Barroso.
Com a marvada pinga
É que eu me atrapaio
Eu entro na venda e já dou meu taio
Pego no copo e dali nun saio
Ali memo eu bebo
Ali memo eu caio
Só pra carregar é que eu dô trabaio
Oi lá

Inezita Barroso especializou-se na Música Caipira ou Música Sertaneja Raiz, isto é aquela em estado mais puro e que, hoje, com a invasão de outras músicas está em risco de se perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário