terça-feira, 4 de julho de 2017

Rebola a bola



Rebola a bola

Carmen Miranda (1909-1955), de seu nome Maria do Carmo Miranda da Cunha, foi uma das maiores artistas lusófonas da primeira metade do século XX tendo alcançado um enorme sucesso internacional. Estranhamente é em Portugal sua terra natal que é mais ignorada e esquecida.

Nasceu em Portugal mas cedo a pobreza e falta de futuro no nosso país obrigou a família a emigrar para o Brasil onde o seu pai exerceu a profissão de barbeiro. Carnem atingiu o mais alto estrelato de uma artista lusófona da época. 

As suas atuações na Broadway em Nova Iorque em que inicialmente contracenou com o duo Abbott e Costello, os famosos Estica e Bucha, para logo se tornar a estrela principal, foram memoráveis. Em 1939 foi considerada pela crítica a maior sensação do ano.

Protagonizou vários filmes musicais americanos de grande sucesso, nomeadamente o clássico Uma noite no Rio, considerado um dos seus melhores.  

Morreu aos 46 anos na sua mansão em Beverly Hills.

Rebola a bola é uma canção de Aloysio de Oliveira, Nestor Amaral e Brant Horta. A sua letra inclui onomatopeias e trava-línguas bem difíceis de pronunciar com clareza.
Eu vi um papo se em papana em papadela
Outro papo empapuçado de uma papa de fubá
E o papo Pipa a papa a papa amarela
No papo do papi papo que papou lá no Amapá
E quando eu disse ao papai que papo e papo
Que papapo que desmaio que o outro o papo era papão
E eu fiquei como um papo numa estaca
Num descuido o papagaio quis dizer papa pagão




Uma atuação fantástica, vestida com as cores nacionais. Uma grande artista brasileira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário