sábado, 15 de julho de 2017

Rosa de Hiroxima



Rosa de Hiroxima

Rosa de Hiroxima é uma grande canção de cariz pacifista que nos recorda os horrores dos bombardeamentos atómicos americanos sobre o Japão. Surge no auge da guerra-fria quando nos Estados Unidos se discute as virtudes da guerra nuclear preventiva contra a União Soviética. A letra de grande qualidade é de Vinícius de Moraes. A música é de Gerson Conrad. Lançada em 1973.

Pensem nas crianças mudas, telepáticas
Pensem nas meninas cegas, inexatas
Pensem nas mulheres, rotas alteradas
Pensem nas feridas como rosas cálidas
Mas, oh! Não se esqueçam da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa hereditária
A rosa radioativa, estúpida inválida
A rosa com cirrose a antirosa atômica
Sem cor, sem perfume, sem rosa
Sem nada

Os Secos & Molhados tiveram várias formações e espraiaram a sua música por vários estilos, mas a sua fase mais criativa e aquela que os impôs no panorama musical brasileiro e internacional foi a que se constituía como trio liderado, como sempre, por João Ricardo (n. 1949) então acompanhado por Ney Matogrosso (n. 1941) e Gérson Conrad (n. 1952) e aconteceu na primeira metade dos anos 70 do século XX.

Este era um grupo cujas atuações ao vivo atraiam grande interesse quer pela qualidade da música quer pelas coreografias e pela forma exótica como se apresentavam.

Rosa de Hiroxima sendo uma canção da sua época continua hoje a fazer todo o sentido, quando de novo os Estados Unidos discutem as virtudes de atacar preventivamente com armas nucleares a Coreia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário