quarta-feira, 6 de setembro de 2017

(I Can't Get No) Satisfaction



(I Can't Get No) Satisfaction

Pouco depois de The Beatles, formado em 1960, surgiu outro conjunto com impacto igualmente marcante no panorama do rock mas cuja longevidade e resistência se revelou muito superior os Rolling Stones. Nascidos em 1962 o grupo era então constituído por 6 elementos Brian Jones na guitarra, Keith Richards também na guitarra, Charlie Watts na bateria, Bill Wyman como baixista, Ian Stewart no piano e Mick Jagger o vocalista.

Ao contrário dos The Beatles que cantavam as suas próprias composições os Rolling Stones nos seus primeiros anos recorriam abundantemente a canções alheias nomeadamente de Chuck Berry, não obstante o talento da dupla Richards/Jagger na criação de reportório próprio.

(I Can't Get No) Satisfaction, da dupla Richards/Jagger surge em 1965 e atinge rapidamente o top de vendas nos Estados Unidos e em muitos outros países. Trata-se de critica à sociedade capitalista que inunda as pessoas de informação inútil,
When I'm drivin' in my car, and the man come on the radio
He's tellin' me more and more about some useless information
Supposed to fire my imagination

que apela ao consumo desenfreado
When I'm watchin' my tv and a man comes on and tell me
How white my shirts can be
But, he can't be a man 'cause he doesn't smoke
The same cigarettes as me
e cria um clima frenético que impede a satisfação, mesmo a nível sexual.
When I'm ridin' round the world
And I'm doin' this and I'm signin' that
And I'm tryin' to make some girl, who tells me
Baby, better come back maybe next week

O alinhamento dos Rolling Stones foi sendo alterado ao longo do tempo e restam como elementos fundadores apenas Mick Jagger, Keith Richards e Charlie Watts a que se junta Ronnie Woods um guitarrista que integrou a banda em 1975.  Ian Stuart morreu em 1985 mas deixou a formação oficial logo em 1963 embora continuasse sempre a acompanha-los como pianista, Bill Wyman deixou os Rolling Stones em 1993.

Hoje a média de idades do grupo ultrapassa os 73 anos com o membro mais novo já com mais de 70 anos. Nada mau para um grupo de rock que se pretende irreverente e atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário