quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Jaqueline


Jaqueline

Jaqueline é um dos temas de LC em que o virtuosismo do guitarrista Vini Reilly dá forma a uma canção extraordinária daquelas que temos vontade de continuar a ouvir durante horas.

LC é um dos melhores trabalhos dos Durrutti Column e sem dúvida um dos meus álbuns favoritos de sempre. Lançado em 1981 o estilo pós-punk atinge aqui o seu auge. LC é a sigla do movimento político italiano Lotta Continua cujo jornal, com o mesmo nome, teve como diretor Pier Paolo Pasolini.

O pós-punk foi um movimento artístico dos finais dos anos 70 e inícios dos anos 80 do século XX que procurou ultrapassar a simplicidade musical do punk procurando fazê-lo de uma forma vanguardista. Em larga medida foi um movimento alternativo de grande qualidade mas com reduzida repercussão comercial.

O nome do grupo encontra a sua origem no herói da guerra civil espanhola Buenaventura Durruti (1896-1936) líder anarquista e que comandou forças revolucionárias em Barcelona. Foi morto a tiro em Novembro de 1936.

Das suas viagens a Portugal nasce o álbum Amigos em Portugal lançado em 1983. Aqui fica a faixa Sara e Tristana.

EM LC os Durrutti Column eram constituídos por Vini Reilly (n. 1952), a alma do duo, vocalista e multi-instrumentista e Bruce Mitchell nas percussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário