quarta-feira, 22 de março de 2017

Astigmatic - Kattorna




Astigmatic - Kattorna

O Jazz europeu teve na Polónia dos anos 60/70 terreno fértil tendo-se assistido, fruto de um trabalho ao nível da educação musical do pós-guerra, à emergência de uma geração de músicos de grande qualidade de que Krzysztof Komeda (1931-1969) foi simultaneamente o pioneiro e um dos máximos expoentes.

Komeda morreu tragicamente quando estava em concertos nos Estados Unidos, em Los Angeles, na sequência do acidente de automóvel. Por não ter seguro não foi devidamente assistido nos EUA. Transportado de urgência para a Polónia já não foi a tempo de se salvar.

O álbum Astigmatic, lançado em 1965 em Varsóvia, é considerado a sua obra-prima. A formação é um quinteto que para além de Komeda no piano incluía, Rune Carlsson na bateria, o alemão Rune Carlsson no contrabaixo, Zbigniew Namyslowski, no saxofone e Tomasz Stanko no trompete.

Kattorna, palavra sueca para gatinha, foi a música do filme de Henning Carlsen intitulado Svantetic.

A grande liberdade de Komeda, as suas atuações frequentes no estrangeiro, a sua intensa colaboração com músicos europeus e americanos, mostram bem que a famosa “cortina de ferro” era mais uma invenção do que uma realidade.














Nenhum comentário:

Postar um comentário