terça-feira, 14 de março de 2017

Flying Home



Flying Home

Composta pelo clarinetista de origem russa Benny Goodman (1909-1996) em colaboração com o multifacetado, pianista, percussionista, compositor, ator, Lionel Hampton (1908-2002) e foi gravada pela primeira vez pelo sexteto de Goodman em 1939.

Ella Fitzgerald (1917-1996) cantou-a muitas vezes. A que aqui deixamos é a maravilhosa versão de 1945 cantada em pura técnica de scat que permite à cantora improvisar livremente sobre uma fina camada instrumental.Uma interpretação cheia de vida, alegria e ritmo.

A história de Ella Fitzgerald cruza-se com Portugal da maneira mais infeliz e triste, já que o seu padrasto, que dela não cuidou e sobre o qual recaem suspeitas de abusos, era um emigrante português de nome José Silva. Ella teve inclusivamente uma meia-irmã chamada Frances da Silva. Apesar de uma infância penosa, pobre e desvalida e de uma personalidade tímida, conseguiu graças à sua incomum perseverança, trabalho e talento guindar-se ao mais alto estrelato do Jazz da segunda metade do século XX.

Diabética teve as duas pernas amputadas em 1993 o que não a impediu de continuar a trabalhar na sua música.

Para muitos a maior cantora de Jazz de sempre. Sem dúvida uma interprete de primeiro nível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário