sexta-feira, 9 de junho de 2017

Biografia dum criol



Biografia dum criol

Ildo Lobo (1953-2004), natural do Sal, foi um dos gigantes da música cabo-verdiana quer na sua carreira a solo quer integrado em “Os Tubarões” (1973-1994). Com este conjunto gravou vários álbuns, nomeadamente Tema para Dois, Tabanca, Pépé Lopi, Dionsinho Cabral, Tchon di Morgado, Os Tubarões ao Vivo e Porton de Nôs Ilha. Todos de grande qualidade.

Depois da separação de Os Tubarões Ildo Lobo prosseguiu uma carreira a sola. Morreu em 2004 com 51 anos.

Biografia dum criol tem música do extraordinário compositor Manuel de Novas (1938-2009) e conta-nos a vida típica de um habitante de Cabo Verde desde que nasce até que se torna adulto.

A importância da família nos primeiros anos (Na meio di bondade e amor), a escola depois, a sociedade sem maldade nem ódio (Mundo era ôte cosa / C’uns gente diferente /Tinha menos maldade ma ódio) e finalmente o caminho da emigração (N sai pa estranger) onde o racismo e a crueldade imperam (Rodeód de fariseu / Na meio di fel má sangue). Mas depois de conhecer as sete partidas do mundo de passar bons e maus momentos (N tive sabe e margose) a conclusão é evidente. Neste mundo áspero e difícil uma pessoa só pode sentir-se feliz de ter nascido cabo-verdiano.

Uma grande canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário