sábado, 3 de junho de 2017

Um favor



Um favor

Nha Nácia Gomi (1925-2011), de seu nome Maria Inácia Gomes Correia, foi uma das mais famosas kantaderas de batuque e mestre do finason, mantendo viva a tradição mesmo apesar das perseguições do regime colonial e da Igreja Católica.

O batuque foi proibido em 1866, decisão mais tarde reafirmada por Portaria da Câmara da Praia datada de 1923. A própria Igreja Católica recusava casar quem o praticasse. O Padre Luís Henrique Cunha, grande paladino da perseguição ao batuque, quase conseguiu a sua erradicação em Santiago, mas a resistência de mulheres humildes como Nha Nácia Gomi e outras impediu o seu desaparecimento.

Apesar de analfabeta Nha Nácia Gomi era uma formidável letrista e improvisadora. Representou Cabo Verde na Expo Sevilha 92 e no Smithsonian Institute nos Estados Unidos. Conhecida internacionalmente a França organizou vários documentários sobre a sua vida.



O reconhecimento das suas qualidades artísticas e a recolha da sua obra só chegou tarde na vida, mas o seu contributo para a cultura cabo-verdiana é inestimável. Em Portugal a comunicação social votou a um silêncio que lembra as perseguições coloniais contra o batuque. Mais ignorantes ficaram os portugueses que não conhecem a sua música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário