segunda-feira, 5 de junho de 2017

Unidade Africana



Unidade Africana

Nho Balta de seu nome Baltasar Januário Lima de Barros (n. 1948) foi uma das vozes mais destacadas da luta de libertação de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Forçado a refugiar-se na Holanda no final dos anos sessenta do século XX, Nho Balta rapidamente se integra no movimento de luta anticolonial passando a fazer parte dos quadros do setor cultural do PAIGC tendo representado o movimento em diversos eventos musicais no estrangeiro.

Ainda antes do 25 de Abril grava diversos discos de intervenção na Holanda, musica que foi proibida e nunca passada nos meios de comunicação em Portugal.

Integrando a música tradicional cabo-verdiana com uma forte mensagem política cantada na maioria em língua cabo-verdiana os trabalhos de Nho Balta muito contribuíram para a vitória da luta anticolonialista dos movimentos de libertação africanos.




Unidade Africana é uma canção de apelo à unidade africana contra o colonialismo e o imperialismo e de celebração dos lideres africanos incluída no álbum Mel D'Abelha de Nho Balta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário