sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Лирическая



Лирическая

Vladimir Vysotsky (1938-1980), ator com longa carreira no teatro e no cinema, mais de 20 filmes, deixou uma marca duradouro na música popular soviética como um dos pioneiros de um estilo novo de canção que foi denominado de canção de autor e os seus intérpretes de “bardos”. Este estilo nascido atingiu a sua maior projeção nos anos 60 e 70 do século XX. Foi casado com a atriz francesa Marina Vlady membro do Partido Comunista Francês. O abuso de drogas e de álcool matou-o prematuramente aos 42 anos.

Outros bardos marcaram igualmente o panorama musical, alguns com canções abertamente críticas do sistema social soviético aproveitando a liberdade que as artes gozavam na URSS. Entre os críticos o mais destacado e talentoso foi Bulat Okudzhava (1924-1997) que cantava temas abertamente contra anticomunistas, sem que tenha alguma vez sido preso ou incomodado. Aqui fica uma das suas canções

Лирическая, Lírico, lançada em 1968 é uma das canções mais conhecidas de Vladimir Vysotsky, com base num poema de amor comovente e cheio de imagens fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário