terça-feira, 22 de agosto de 2017

Which Side Are You On?



Which Side Are You On?

Which Side Are You On?, De que lado estás? é uma das mais conhecidas canções sindicais norte-americanas. Interroga-nos sobre de que lado é que estamos? Do lado do sindicato ou do lado do patronato? Uma canção de mineiros, filhos de mineiros que decidem ir para a greve por melhores condições de vida.
My daddy was a miner
And I'm a miner's son
And I'll stick with the union
'Til every battle's won

E nessa batalha não há pessoas neutras ou se está pelo sindicato ou se é um agente de J. H. Blair, o Xerife da região e homem de mão do dono das minas.    
They say in Harlan County
There are no neutrals there
You'll either be a union man
Or a thug for J. H. Blair

Apela aos trabalhadores para que se unam, e para que não oiçam as mentiras dos patrões, pois só unidos podem enfrentar um poder superior.
Don't scab for the bosses
Don't listen to their lies
Us poor folks haven't got a chance
Unless we organize

A canção foi escrita em 1931 por Florence Reece, mulher do sindicalista Sam Reece por ocasião de uma grande greve de mineiros liderados pelo Sindicato dos Mineiros Unidos (United Mine Workers). Aqui deixo também uma versão cantada pela própria Florence.


Pete Seeger (1919-2014) foi o maior cantor de intervenção norte-americano do século XX, membro da Liga Comunista da Juventude e mais tarde do Partido Comunista americano, militou contra o fascismo em suporte da entrada dos Estados Unidos na guerra contra o nazismo, defendeu o lado republicano na guerra civil espanhola, foi perseguido durante a caça às bruxas no período mcarthista, inspirou Bob Dylan, agitou contra a guerra do Vietname e apesar da queda da URSS e das suas divergências com o sistema soviético, considerou-se comunista toda a sua vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário