quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O Son do Ar



O Son do Ar

Assim mesmo com “n” que é ortografia correta em língua galega, o Son do Ar é uma das canções mais conhecidas do grupo Luar na Lubre. Mike Oldfield fez uma versão deste tema de Bieito Romero.

Luar na Lubre é, talvez, o mais importante grupo de música de raiz celta da Galiza. Fundado em 1986 por Bieito Romero e seus amigos. Durante um largo período (2005-2011) a vocalista principal do grupo foi a portuguesa Sara Vidal.

 Um grupo que pela sua qualidade e pela sua história “12 traballos discográficos, 9 deles editados por Warner España, máis de 300.000 discos vendidos, 2 discos de ouro, 9 Premios da Música e 1.000 conciertos en máis de 23 países confirman a Luar Na Lubre como a proposta musical máis consistente i estable de Galicia” (site do grupo), merecia uma maior divulgação em Portugal.   

A língua, a cultura e a música galega, que sempre apregoamos como próxima da portuguesa é completamente desconhecida da generalidade dos intelectuais portugueses e do grande público, muito por culpa da comunicação social que prefere privilegiar a cultura anglo-saxónica. Um tesouro aqui à porta que é preciso descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário