domingo, 29 de outubro de 2017

Els Segadors - Hino da Catalunha



Els Segadors - Hino da Catalunha

Quando Portugal em 1640 retomou a sua independência libertando-se do jugo de Castela, o primeiro país a reconhecer-nos foi a Catalunha. Hoje Portugal foi dos primeiros a declarar não reconhecer a Catalunha. Eis como os nossos governantes pagam aos nossos amigos. Quão longe estamos de ter um país livre, independente, digno, com memória e leal com os nossos aliados históricos.

Els Segadores, Os segadores, i.e. os ceifeiros, é o hino nacional da Catalunha. A música original data de 1640, tendo chegado até nós por transmissão oral, ano da Revolta do Segadores. Foi depois trabalhada e fixada na sua versão atual pelo compositor catalão Jordi Savall.

A sua letra apela aos segadores a empunhar a sua foice e a defender a sua terra dos inimigos castelhanos.

2 comentários:

  1. Se os governos da burguesia portuguesa se submetem aos interesses das burguesias imperialistas, da UE e EUA e com isso Portugal vai perdendo a sua soberania, demagógico seria apoiarem a Independência da Catalunha.

    Como vergonhosa e conciliatória com as posições do governo e Presidente da República acabam por ser também as posições politicas do BE e do PCP quando apenas denunciam as medidas repressivas do Estado espanhol e se encolhem em relação a uma iniciativa parlamentar que proponha uma MOÇÃO de APOIO à Independência da Catalunha

    ResponderExcluir
  2. A História irá registar esse gesto de profunda ingratidão de não reconhecer a Declaração de Independência da Catalunha, aprovada pelo seu Parlamento legítimo.

    ResponderExcluir